
Os Micro Bully, American Bully ou Exotic Bully são cães fortes, com uma estrutura pesada e muita massa muscular. Essas características tornam os cães do tipo Bullie únicos. Se você optou por ter um Bullie, com certeza você quer que ele se torne um adulto forte e musculoso. Para isso, além da genética, uma alimentação adequada é muito importante.
Antes de começar a explicar como faço para suprir essas necessidades básicas em termos de alimentação desde quando meus cães são filhotes, é importante que você entenda que a genética do cão é um ponto muito importante nesse aspecto estrutural do cão, pois é através da genética que seu filhote herda características primordiais dos pais e avós.
Portanto o fenótipo, ou seja, a aparência do seu filhote será muito próxima ao fenótipo dos pais. Caso seu filhote não tenha uma boa genética, não espere uma grande transformação mesmo com uma ótima alimentação.
É importante entender que até os 18 meses o filhote passa por uma fase crítica de crescimento e desenvolvimento, o qual deve ser alimentado com uma ração de altíssima qualidade. As opções de rações Super Premium do mercado são divididas em raças especificas ou por tamanho das raças sendo: cães de pequeno, médio e grande porte. No entanto, não há no mercado nenhuma ração específica para cães do tipo Bully.
Se você tem um Micro Bully, Exotic Bully ou American Bully Pocket a melhor opção é uma ração para raças de tamanho médio, mesmo que seu Bully seja micro. O micro bully é uma raça especifica que apesar do tamanho reduzido possui ossos grossos e pesados além de uma musculatura densa como de um cão de tamanho médio.
Por esse motivo, seu cão precisa consumir uma ração com mais cálcio, fosforo e proteínas, e as rações para raça de tamanho médio fornecem esse aporte nutricional.
Escolha sempre uma ração Super Premiun que contenha pelo menos 30% de proteínas e mais de 17% de gordura em sua tabela nutricional. A ração para filhotes deve ser consumida até seu Bully se desenvolver por completo, ou seja, 18 meses. O uso de uma ração Super Premiun durante esse período é a garantia de que seu filhote irá desenvolver seus ossos e músculos ao máximo, portanto não economize nessa fase.
A quantidade de ração que você deve oferecer ao seu filhote depende muito de seu nível de atividade. Recomendo que você aumente a quantidade de ração gradativamente de 15 em 15 dias, sempre avaliando a quantidade de gordura do seu filhote para que ele não fique excessivamente gordo nem tampouco magro. Lembre-se, um filhote até pelo menos 12 meses deve ter uma quantidade razoável de gordura, após esse período o metabolismo muda e ele vai começar a desenvolver mais músculos.
Outra dica importante para acertar a quantidade de ração diária para seu cão é observar sempre as fezes que devem sempre estar integras e firmes. Fique atento também ao apetite do seu filhote, sempre que você oferecer ração ele deve estar interessado pelo alimento.
Visando uma maior síntese proteica ao longo dia eu recomendo oferecer 3 refeições por dia até ele completar 6 meses de idade, após esse período, a ração já pode ser oferecida 2 vezes por dia. Caso seu filhote não tenha um bom apetite mesmo usando as técnicas de divisões das refeições, você pode usar um multivitamínico como o Kalyamon Kids 1 vez ao dia, isso garantirá que seu filhote mesmo não comendo as quantidades corretas de ração estará ingerindo os micronutrientes que são essenciais nessa fase de formação.
Outra maneira de abrir o apetite e estimular com que ele consuma a ração de forma correta é utilizar um estimulante de apetite. Eu recomendo o APEVITIN BC. Utilize 2 horas antes das principais refeições durante um período de 60 dias, após esse período pare por 30 dias, depois retome se for necessário.
Além da ração seca, existe outras maneiras de conseguir com que o filhote consuma a quantidade correta de ração durante o dia, que são as rações úmidas em latas ou sachês. Ofereça em uma das refeições do dia misturando um pouco de ração úmida junta com a ração seca, cerca de uma ou duas colheres de sopa. A ideia aqui é que ele não se acostume demais com a ração úmida e você seja forçado a sempre dar ração úmida para ele, portanto utilize a ração úmida em pequenas quantidades apenas em 1 refeição do dia.



